Doce: Pode ser Saudável, Sim!

Doce: Pode ser Saudável, Sim!

As indústrias de doces à base de fruta vem se destacando num mercado em que o consumidor busca novos hábitos alimentares prezando pelo sabor e saúde.

Um dos maiores vilões das dietas e das recomendações de boa saúde por alimentação saudável mas, o campeão na preferência popular, o doce tem sido cada vez mais restringido das recomendações nutricionais. Mas, o que fazer com aquela vontade quase incontrolável de comer um docinho depois das refeições ou no meio da tarde? A recomendação de comer uma fruta “in natura” quando o paladar pede algo doce no organismo parece definitivamente não satisfazer, em algumas situações, nem o corpo e nem a mente.

Porém, a boa notícia é que há opção de alimentos doces, sem ter que consumir erroneamente produtos diet, na maioria das vezes com pouco sabor e light, muito rico em gordura. A indústria de alimentos vem apostando em opções de doces feitos à base de frutas, como a banana, que pode ter na sua composição principal apenas a fruta ou apresentar variações com quantidades mínimas de chocolate e açúcar. Uma ótima alternativa para mamães e papais oferecerem aos seus filhos, pois é ideal para crianças pelos nutrientes que a fruta oferece, o que pode contribuir para a educação do paladar. Boa opção ainda para aqueles que não querem sair da dieta mas, não pretendem restringir o prazer da alimentação e também para todos que de uma forma geral queiram criar novos hábitos alimentares mais saudáveis.
A diferença de um doce a base de fruta com os que contém açúcar e corantes como carro chefe em sua fórmula são gritantes. Segundo a nutricionista Josiane Kusnir, o doce a base de açúcar oferece apenas o que chamamos de calorias vazias, ou seja, açúcar, corantes e conservantes, que ainda roubam as vitaminas do complexo B que consumimos para a sua metabolização. “O doce à base de açúcar satisfaz a vontade de ingerir algo adocicado, mas em contrapartida traz sérios riscos à saúde, principalmente nas crianças e para as pessoas que possuem restrição de açúcares em sua dieta. Já o doce a base de fruta, não possui nenhum tipo de corante, é rico em fibras e vitaminas, garantido paladar totalmente adocicado ao produto”, garantiu a nutricionista.
Segundo a diretora administrativa da Tropdan, Tamara Dan Calábria, o público consumidor do varejo tem crescido muito a procura desse tipo de produto, mais natural e saudável e a empresa aposta agora em diversificar sua linha. “Sentimos que as pessoas querem uma alimentação mais saudável, criar novos hábitos, principalmente nos filhos e estamos investindo nesse setor. Mas, percebemos também que o consumidor quer sabor, para que não precise abrir mão da boa sensação de comer um doce. O produto à base de fruta é uma opção ideal ainda para atletas amadores ou profissionais, pois funciona como um ótimo repositor de energia”, frisou Tamara Dan Calábria

 

Compartilhe:

Deixe um comentário